terça-feira, 13 de julho de 2010

PANQUECA

Marcos, eu fui um dos funcionários que inaugurou a Classe I (lembra delas?) de Barra do Ribeiro (RS) em 1982.
Antes disso funcionava como Pavan de Guaíba e eu já estava lá desde esta época. O Pavan fechava ao meio-dia e saiamos para almoçar num ou noutro lugar da pequena cidade, que não tinha mais do que três ou quatro lugares disponíveis.
Tínhamos um colega, companheiro para tudo e um verdadeiro amigaço, sempre preocupado com a hora do almoço. Para falar sem rodeios comia como um condenado.
Um dia, quando chegava ao banco pela manhã, um sujeito me abordou dizendo que estava abrindo um pequeno restaurante de comida caseira e gostaria que o pessoal fosse lá conhecer.
Informei aos demais e na hora do almoço fomos conferir.
Éramos quatro e o homem serviu com muito boa vontade os novos clientes, ainda mais no dia da inauguração.
Como prato principal colocou sobre a mesa uma travessa cheia de panquecas. Creio que tinha umas 30 ou 40 e nosso amigo “comilão” não perdeu tempo. Devorou quase tudo, claro, para espanto do proprietário, que vendo o sucesso do “prato especial” ficou feliz da vida.
No outro dia e nos dias seguintes, o homem como já tinha falado comigo da primeira vez, me tomou como amigo e parava na porta lá pelas 10 h da manhã e lascava bem alto: “Ô seu Ary, vamos lá hoje? Vai ter panqueca”.
Pronto, foi o que bastou, até hoje os ex-colegas me conhecem por “Ary Panqueca”, peguei a fama, não comi nenhuma e nem gosto de panqueca.

Ary Taunay Filho – Guaíba (RS)
BB 1.416.100-1
Fones 51.34020160 - Vivo 9836-4401 - Tim 8207-3763 - Oi 8432-8001